BBC News, Brasil - Início

Top story - Brasil

Curiosidades

  • O que é comunismo?

    Comunismo marxista prega uma luta de classes entre a burguesia e o proletariado que leva à revolução. O socialismo seria uma espécie de estágio intermediário nesse processo, com o capitalismo em vigor e a classe trabalhadora se conscientizando e se empoderando. Quando a revolução acontece de fato, a sociedade deixa de ter classes e propriedades privadas. Além disso, os meios de produção passam a pertencer a todas as pessoas.

  • O que é liberdade de expressão?

    A liberdade de expressão é definida há séculos como o direito de manifestar opiniões e ideias praticamente sem obstáculos. Mas a defesa dela, na maioria dos países democráticos, passa por não violar direitos dos outros nem levar a males evitáveis.

  • O que é ser corrupto?

    Para alguns especialistas, a corrupção do dia a dia surge da desigualdade econômica e da falta de confiança entre as pessoas. Outros falam em outras explicações, como cultura corrupta, sistema político-eleitoral falho, impunidade e excesso de burocracia.

  • O que é ser feminista?

    Movimento feminista levou a conquistas fundamentais, como o direito de votar e a redução da desigualdade salarial, mas as ações e declarações contra a dominação ou a opressão masculina são alvos de resistência ou desinformação.

  • O que é ser genocida?

    Genocida é quem participa do extermínio em massa de um grupo específico de pessoas: seja governante, funcionário público ou da sociedade civil. Essa participação inclui o genocídio em si, o conluio para cometê-lo, a incitação direta e pública, a cumplicidade e a tentativa de praticar esse crime.

  • O que é ser evangélico?

    Teoricamente, especialistas dizem que não há diferenças entre protestantes e evangélicos. Mas segundo o antropólogo Juliano Spyer, muitas vezes 'evangélico' é usado para se referir ao protestante pobre, enquanto 'protestante" é geralmente adotado para se referir a pessoas das camadas médias e alta.

  • O que é ser liberal?

    Atualmente, os liberais costumam ser divididos em dois grandes grupos: um mais à direita (conservador, neoliberal ou libertário) e outro mais à esquerda (progressista ou igualitário). E muitas vezes o debate passa mais por questões econômicas do que por questões políticas.

  • O que é fascismo?

    Para o cientista político e historiador Robert Paxton, o fascismo pode ser definido como um comportamento político marcado por uma preocupação obsessiva com a decadência e a humilhação de um grupo social, tido como vítima.

  • O que é ser progressista?

    Há, por exemplo, evangélicos progressistas, liberais progressistas, socialistas progressistas e, por que não, até conservadores progressistas, uma corrente que tem afinidades com preceitos da democracia cristã. Por isso, alguns especialistas evitam identificar o progressismo como algo de esquerda ou de direita.

  • O que é ser conservador?

    O conservadorismo seria "uma filosofia política que aspira a preservação do que pensa ser o melhor na sociedade e que se opõe a mudanças radicais", arrisca o Dicionário Conciso de Política de Oxford. O problema é saber o que e como os conservadores querem preservar, já que isso varia bastante de um país a outro e de uma época a outra.

Especiais e Galerias

Leia mais

Nossos parceiros

Redes sociais